Sobre

Algodoal, localizada no município de Maracanã, Mesorregião Nordeste e microrregião Salgado do Estado do Pará, é a maior entre as três vilas que compõem a ILHA DE MAIANDEUA  – em tupi, “mãe terra”. Dentre elas,  possui a melhor infraestrutura turística e, por sua importância comercial, ficou conhecida popularmente como “ILHA DE ALGODOAL”, onde ocupa 605,52 ha.

A energia elétrica foi introduzida na ilha em janeiro de 2005. O abastecimento de água é feito através do bombeamento de poços artesianos. O transporte na ilha se dá através de bicicletas, barcos e carroças, estas tracionadas por cavalos.

A ilha possui inúmeras trilhas que interligam as vilas. Além das paisagens naturais acrescentam-se as ricas manifestações culturais como o artesanato local produzido com sementes colhidas da própria flora regional, o preparo artesanal da farinha de mandioca, a música, a dança do carimbó, a culinária como a caldeirada de gurijuba e a pesca artesanal.

A ilha foi transformada em Área de Proteção Ambiental (APA), de Algodoal-Maiandeua, criada pela Lei no 5.621, de 27 de novembro de 1990, com 3.100,34ha. Esta importante Unidade de Conservação abrange ecossistemas costeiros e apresenta peculiaridades sociais e culturais de destaque para o contexto local e regional.

Faz parte da ilha a Vila de Algodoal, praias com grandes extensões de areia como a Praia da Princesa, Praia do Farol. Além de áreas de manguezais, lagos de água doce, igarapés, dunas, restingas e áreas de terra firme repleta de biodiversidade de plantas, animais e insetos.

Este é o cenário paradisíaco que você vai encontrar em Algodoal!

Fontes:

Ir para o Topo